Micose
As micoses são doenças causadas por fungos que podem viver no solo, na pele dos animais ou nas plantas.
Em nossa região a micose mais importante em cães e gatos é provocada por fungos do gênero Dermatófitos, mais comumente pelo Microspurum canis, esta micose também é conhecida como "tinha". Os dermatófitos se alimentam de queratina na pele, pêlos e unhas.
A tinha pode ser transmissível de animais para animais, de animais para o homem e do homem para os animais. Muitas vezes os animais (especialmente os gatos) podem estar assintomáticos, ou seja, apesar de não apresentarem lesões podem estar com micose e transmiti-la.
As lesões podem estar presentes em qualquer local da pele, porém são encontrados com mais frequência na face e patas. Os animais mais acometidos geralmente são os filhotes até 1 ano e gatos de pêlo longo,os adultos infectados na maioria das vezes estão com baixa imunidade. São lesões que geralmente não causam coceira nos animais, porém observam-se queda de pêlo, onde surgem pequenas lesões circulares com ou sem escamas.
O veterinário faz o diagnostico através de raspados cutâneos, lâmpada de Wood e cultura fúngica.
Muitas vezes o proprietário acredita que seu bichinho de estimação está com micose, e no entanto, na grande maioria das vezes, trata-se de outra dermatopatia.Esta micose está presente no máximo em 3% dos animais com problemas de pele. Apesar de não ser muito frequente as dermatofitoses são muito importantes, pois são facilmente transmissíveis.
Um diagnóstico correto é fundamental, pois o tratamento equivocado de doenças presumidamente fúngicas pode provocar danos desnecessários aos animais, e descontentamento aos proprietários.
A medicação pode ser necessária por períodos longos, além disso, é preciso tratar também os outros animais da casa e fazer higienização ambiental, dos brinquedos, casinha, caixa de transporte, e assim por diante. Tratado corretamente seu bichinho ficará livre da micose.